5 providências que você deve tomar no novo Brasil

criseListei abaixo 5 providências que você deve tomar para enfrentar a situação que o Brasil vai passar por causa das incertezas sobre o impeachment.

Como já passei por diversas situações de incertezas no Brasil, pensei em dar algumas dicas para os meus amigos.

Quanto ao período de 1964 até 1985, para mim foi tudo normal, porque não percebi mudanças no país, quando assumiu um presidente militar; eu tinha 14 anos. Essas coisas que falam sobre maldades não interferiram na minha vida. Continuei estudando normalmente, e aos 16 anos, fiz concurso para o Exército e fiquei na ativa por 35 anos. Uma vida normalíssima.

Porém, em 1985, quando assumiu um presidente civil, começaram acontecer coisas que me estimularam a dar as dicas que estão em meu blog.

Na época do presidente José Sarney, tivemos uma inflação tão galopante que eu nem me preocupava em controlar meu dinheiro, porque todo mês o salário era corrigido e o meu cartão de crédito também. Kkk. Foi a época em que as pessoas começaram a comprar freezers para guardar carne; comprava-se carne em grande quantidade de tudo que era origem.

Foi quando surgiu a figura do “fiscal do Sarney”, que era uma pessoa que chegava nos supermercados e exigia que fossem cumpridos os preços certos. Nessa época, quando um supermercado anunciava a chegada de cerveja de garrafa de 600 ml, fazíamos fila e na abertura das portas a confusão era tanta que saíam pessoas feridas.

Todo tipo de confusão pode ocorrer em 2016. E o que você precisa fazer para se prevenir? Há muitas coisas, de acordo com a situação de cada um, mas, baseado na minha experiência, anotei algumas:

1. Ter uma fonte de renda que não seja a do seu salário.

O seu salário, não importa se vem do setor privado ou do setor público, só entra na sua conta uma vez por mês. Então, você precisa de uma fonte de renda que lhe dê dinheiro em qualquer data, para ter acesso às suas compras em momentos mais convenientes.

O presidente Collor, que assumiu em março de 1990, bloqueou todas as poupanças, deixando apenas um pequeno valor para cada pessoa.

2. Não gastar muito dinheiro com festas e férias.

Você precisa estar preparado para fazer compras de primeira necessidade, em dose dupla, antes de março de 2016, para evitar participar das corridas a supermercados. Ter um estoque correspondente a um mês, em casa, é muito importante.

Conforme o seu caso, pense no material escolar.

3. Procurar ter uma maneira informal de aumentar a sua renda mensalmente além do seu salário.

Os salários não devem aumentar, apesar de que as mercadorias sim. Se você depender apenas do seu salário, que é um grande nivelador de vidas, terá dificuldade de fazer frente a todas as necessidades normais e as que costumam surgir em momentos de crise.

4. Não invista o dinheiro grande que tenha em poupança em coisas duvidosas.

Lembre-se que dinheiro será um produto escasso. Então quem tiver dinheiro na mão terá poder para negociar e comprar certos bens mais baratos. Muitas pessoas estarão vendendo carros e imóveis para fazer frente às necessidades que vão surgir.

5. Fique atento às oportunidades que surgem na internet

Apesar de que a internet tem espaço para muita propaganda enganosa, agora é o momento de deixarmos o preconceito de lado e analisar oportunidades de baixo investimento, mas que podem ser vantajosas por causa do grande alcance da internet.

Existem muitas situações que podem ser listadas, mas essas 5 podem acender a luz de atenção para qualquer situação particular que você viva.

Se você tiver mais sugestões de providências, deixe nos comentários.

Anúncios

Sobre Celso Silva

Meu nome é Celso Silva; nasci no Rio de Janeiro, em 24 de fevereiro de 1950. Aos 17 anos ingressei na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, São Paulo, e após 3 anos, fui para a Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, Rio de Janeiro, formando-me em dezembro de 1973. Segui a carreira militar, passando para a reserva como coronel.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s