O voto não é mais secreto

Acho que o título do artigo poderia ser “Talvez o voto não seja mais secreto” ou “Você tem certeza de que o voto é secreto?”. Mas pensei que com o título escolhido, eu receberia mais atenção para tirar a minha dúvida.

A minha dúvida começou quando participei da última votação. Fiz a minha identificação biométrica, além de mostrar meu título de eleitor e a minha identidade. Se a minha identificação biométrica, que é digital em dois aspectos – dedo e informatização – conferiu, deve ser porque houve uma consulta instantânea a um banco de dados onde constam as minhas características.

Agora é que vem a minha dúvida: assim que fiz a minha identificação biométrica, dirigi-me para a cabine de votação, sem que outra pessoa passasse a minha frente; ou seja, todas as pessoas votam imediatamente após a identificação digital! É uma sequência!!!

Se identificação biométrica fosse feita em um local e a votação em outro próximo, a quebra da sequência não permitiria algum registro que “dissesse” que quem votou naquele instante foi a mesma pessoa que se identificou, segundos atrás. É claro que para isso, seria necessário algum controle contra fraude. Talvez, após a identificação biométrica, fosse impresso um documento com foto colorida.

Depois da votação, tudo fica registrado em algum “lugar” do sistema, de forma que quem desejar poderá até saber quem votou em quem. E essa possibilidade, no meu ponto de vista, está na sequência imediata identificação-votação, identificação-votação, identificação-votação. Para mim, essa sequência teria que ser quebrada.

Você pode me ajudar a tirar essa dúvida cruel?

Anúncios

Sobre Celso Silva

Meu nome é Celso Silva; nasci no Rio de Janeiro, em 24 de fevereiro de 1950. Aos 17 anos ingressei na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, São Paulo, e após 3 anos, fui para a Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, Rio de Janeiro, formando-me em dezembro de 1973. Segui a carreira militar, passando para a reserva como coronel.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s