O que fazer para 2014 ser melhor que 2013?

Você poderia pensar em uma maneira de 2014 ser melhor do que outro ano diferente de 2013; mas então é sinal de que em 2013, houve uma queda na sua vida; uma diminuição de resultados positivos. Pode significar que o outro ano em que você foi bem, foi por acaso. e a fórmula não serviu mais. Como o sucesso não ocorre por acaso, você precisa reajustar as suas ações.

É melhor então, tomar 2013 como base.

Os pontos a serem considerados são apenas 4.

1. Acreditar em Deus

Ao observar diversas ocorrências inexplicáveis da natureza, sentimos que há um ser superior que tem maior controle do que nós, e que pode alterar os nossos planos. Escolha Deus como esse ser superior porque ele quer o melhor para você.

2. Deixar Deus encarregado apenas das coisas que você não tem condições de fazer

Muita gente passa pela vida enchendo Deus de encargos, e não entra em ação para fazer o que pode ser feito. Convém lembrar-se de que Deus dá a vida, o tempo, os braços, as pernas, a inteligência, as oportunidades etc. Tudo que alguém pode usar para melhorar sua própria vida.  Mas a pessoa não sabe disso e não entra em ação.

É claro que tocar na Lua, com o nosso tamanho, é impossível. Mas qual é a necessidade de se tocar na Lua? Se isso for necessário, um dia, Deus vai providenciar esse milagre.

Imagine uma pessoa, passando necessidades, que ao acordar, fique pedindo a Deus que providencie um café com pão para ela. O que ela poderia fazer? Levantar-se e pedir ao vizinho um pouco de pó de café, açúcar e pão e preparar sua refeição. Em seguida, poderia arrumar-se, pegar um objeto qualquer de sua casa e ir de casa em casa, tentando vendê-lo, para que, no dia seguinte, possa comprar café, açúcar e pão e devolver o que pegou emprestado. Depois, procurar algo para fazer que possa se transformado em dinheiro.

Quanto a pedir a Deus para providenciar um café, talvez você esteja rindo, porque está bem claro que todo mundo sabe que é preciso entrar em ação; colocar a água no fogo, pegar o pó de café, o açúcar etc. Isso é claro porque as pessoas, desde pequenas, veem suas mães preparando o café da manhã. Mas as crianças veem também as mães pedindo para Deus resolver coisas que elas próprias podem resolver; por exemplo, aumentar a renda da família. Aí, aprendem errado, desde o início, a darem a Deus, encargos que ele não precisa.

3. Escolher os pontos onde deseja melhores resultados

Há pontos que as pessoas sabem que tem que ser melhorados e há outros que elas não sabem muito bem; por isso, vão listar alguns que estão entre os principais:

(1) Desempenho Físico

Preciso de mais disposição, sinto muito cansaço, preciso reduzir meu peso, preciso controlar a minha pressão, preciso me apresentar bem (beleza) etc são sinais claros de que a pessoa precisa melhorar o seu corpo físico. Coisas que a própria pessoa pode resolver. Quando chega a hora de pedir a Deus, é porque o relaxamento foi total; é claro que há exceções.

(2) Situação Material

Preciso de reformar a casa, comprar um carro, melhorar a minha renda etc. Deus pode ajudar? Claro! Se houver fé, Deus pode apontar inúmeras oportunidades para você melhorar, ficando a seu cargo, apenas escolher o que fazer e entrar em ação. Nesse ponto, vale lembrar que Deus não combina com preguiça e desonestidade.

(3) Necessidade de Lazer

Esse ponto é muito forte na maioria das pessoas. O lazer vai desde ficar à toa a participar de atividades de descontração ou divertimento. Há pessoas que fogem das atividades produtivas e outras não medem esforços (dinheiro, distância, tempo etc) para estar em todo o tipo de diversão. A sabedoria popular indica que há necessidade de algumas horas por dia, um a dois dias por semana e um mês por ano para atividades de descanso ou lazer.

(4) Relacionamentos

Esse é um ponto sério, porque embora todo mundo tenha relacionamentos, a maioria das pessoas nunca parou para pensar no assunto, porque só pensa em si. Dependendo do poder de pressão ou coação de cada um, pessoas usam o relacionamento, mesmo sem saber, para conseguir o que deseja, e tem sucesso nisso. O ideal seria saber que existe relacionamento e a melhor forma de utilizá-lo é para estreitar laços, dar felicidade e ser feliz.

(5) Desenvolvimento Espiritual

Se relacionamento que é uma coisa concreta é um ponto difícil de ser percebido como necessário, imagine o lado espiritual. Você se lembra de quantas pessoas lhe disseram que precisavam melhorar o lado espiritual? Milhares, centenas, dezenas ou umas 5, no máximo?

Para mim, para melhorar nesse ponto, imitar Jesus seria o ideal. Nada de ser um intelectual da Bíblia, mas com um coração duro, chicote na mão ou agir erradamente nas áreas que não são vistas pelas outras pessoas.  Procure sempre, no seu dia a dia, fazer a seguinte pergunta: Como Jesus faria, ou o que Jesus faria nessa situação, ou o que Jesus pensaria sobre esse assunto?

4. Ser mais positivo

Não há muita gente que pense assim: preciso ser mais positivo. Há muito mais pessoas que nunca pensaram nesse assunto, que é passado de geração em geração.

Acho que todos os outros três pontos sem esse, não funcionam bem ou são prejudicados. Em termos materiais, se uma criança tem uma família normal, é treinada a pensar positivamente. Se ela chora, por qualquer motivo, é logo acudida pela mãe; para andar, tenta diversas vezes, cai algumas e acaba conseguindo; aprende a andar de bicicleta depois de várias tentativas. Então, o sucesso parece ser uma coisa natural, embora exija um esforço que não é excessivo; está disponível para qualquer um.

Porém, quando a criança se dá conta de que a sua família, embora normal, tem problemas físicos, materiais, de relacionamentos, espirituais etc, implanta-se na mente dela um tipo de sentimento que parece mais poderoso; o pensamento negativo, a insegurança, a ansiedade etc. Será que vou conseguir? E esse próprio tipo de sentimento vai produzindo estragos e se fortalecendo, até que um dia, com a graça de Deus, uma determinada ocorrência permita mudança de atitude.

Essa atitude nova, que vai permitir uma limpeza da mente, tem que ser diariamente praticada, instalando-se pouco a pouco aquele sentimento que nós tínhamos até aprender a dar os primeiros passos e a visão do sucesso como um evento natural.

Assista ao vídeo abaixo e tenha um excelente 2014!

Anúncios

Sobre Celso Silva

Meu nome é Celso Silva; nasci no Rio de Janeiro, em 24 de fevereiro de 1950. Aos 17 anos ingressei na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, São Paulo, e após 3 anos, fui para a Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, Rio de Janeiro, formando-me em dezembro de 1973. Segui a carreira militar, passando para a reserva como coronel.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s