Como estabelecer prioridades na sua vida. Você está fazendo o que é importante?

Há 2 anos, eu desenvolvia um trabalho em uma comunidade da Ceilândia/DF, em que eu ajudava as donas de casa a aumentar suas rendas sem precisar sair da quadra em que moravam. Durante essa época pude perceber, de perto, o quanto a maioria das senhoras não sabiam como estabelecer prioridades em suas atividades de forma a melhorar a qualidade de vida de suas famílias. Vou me prender à necessidade de aumentar a renda da família, embora o projeto fosse voltado também para a melhoria dos níveis de saúde da comunidade.

Houve um caso que ficou bem claro, o quanto as pessoas não consideram o que é importante, pois a própria pessoa envolvida reconheceu, depois de alguns dias, que não estava usando o seu tempo da maneira correta. Essa senhora precisava estar às 07:30, em determinado local da comunidade, para receber orientação e praticar as atividades relativas ao projeto; de início, ela alegou, que seria difícil cumprir esse horário porque a parte da manhã, ela dedicava a fazer café, arrumar as crianças para a escola, pegar o “pão e o leite do governo”, limpar a casa e fazer o almoço. Essas atividades só terminariam ao meio-dia. Quanto à arrumação da casa, que era de madeirit, essa teria que ficar um “brinco”, todos os dias.

É preciso lembrar que essa senhora estava precisando urgentemente aumentar a renda da família, pois seu marido era pedreiro e ela, viciada em comprar coisas. E por causa disso, eu insisti com ela, para que tivesse a manhã livre; um pouco a contra-gosto, ela aceitou.

Depois de um mês de trabalho, ela mesma dizia, toda orgulhosa, para as vizinhas, que ia para o local de trabalho pela manhã, ficava até às 10:30, e não deixava de fazer nada do que fazia em casa, antes de participar do projeto.

Nesse vídeo, você verá uma maneira interessante de se estabelecer as prioridades na vida, chamando de pedra, pedrinha, areia e água, os graus de importância das coisa que precisamos dedicar a atenção. Pedras são aquelas coisas que se você der prioridade, todas as outras farão parte de sua vida de uma maneira natural e prazerosa.


 Coloque seus negócios no piloto automático  Tenha sua própria Árvore de Dinheiro Preocupado com contas a pagar?


Anúncios

Sobre Celso Silva

Meu nome é Celso Silva; nasci no Rio de Janeiro, em 24 de fevereiro de 1950. Aos 17 anos ingressei na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, São Paulo, e após 3 anos, fui para a Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, Rio de Janeiro, formando-me em dezembro de 1973. Segui a carreira militar, passando para a reserva como coronel.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s