Os 3 princípios para ganhar dinheiro na Internet

10 Maneiras De Escrever Anuncios Mais Eficazes

Produtodivulgação e credibilidade. Será que você está direcionado a atingir excelência nesses três aspectos? Muitas vezes nos perdemos nos instrumentos de nossos próprios planos para aprender a ganhar dinheiro na Internet. Por isso é sempre bom retornar aos princípios e rever se não estamos perdidos em meio a tantos caminhos e trilhas que escolhemos para atingir nosso objetivo de gerar renda pela Web. É um retorno à casa.

1º PRINCÍPIO: TER ALGO BOM PARA OFERECER EM TROCA DO DINHEIRO

Assim como no mundo concreto, as pessoas não vão lhe entregar o suado dinheiro delas a troco de nada. Elas querem algo de valor que lhes gere renda. Elas também querem ganhar dinheiro na Internet. Você não é obrigado a oferecer sempre o mesmo produto ou somente um produto de cada vez. Procurar por alternativas é sempre bom.

MANUAL COMO GANHAR 80 MIL REAIS EM UM ANO, SEM INVESTIR NENHUM CENTAVO

Aprenda a avaliar os produtos disponíveis e reduza os riscos

Há muitas furadas na Internet que podem ser evitadas com uma simples consulta no Google. Tente responder a algumas perguntas básicas. Quem é o criador do produto? Ele tem um nome e se apresenta? É pessoa? Empresa? Tem um blog? O que estão falando dele na Internet? O que estão falando dele nos comentários dos blogs por aí? Há mais pessoas falando mal do que falando bem (não vá na opinião de apenas uma pessoa, mesmo que ela se expresse bem)? Alguém já ganhou dinheiro com esse produto? Se eu não conseguir ganhar dinheiro na Internet com esse produto, o próprio conteúdo dele vale o investimento?

O tabu do investimento

Brasileiro é fogo: quer uma árvore dando frutos, mas não libera a semente para plantar. É até compreensível quando a pessoa não sabe avaliar o fornecedor do produto, ou não consegue mensurar se esse produto é bom. Mas vencido esse obstáculo, a avareza pode ser tornar outro empecilho. O investimento vai ser necessário em algumas etapas: aquisição de um produto, domínio e hospedagem de um blog, compra de publicidade, desenvolvimento pessoal, etc. É possível realizar todas essas coisas de graça, no entanto com menor qualidade e ausência de garantias. O caminho para aprender a ganhar dinheiro na Internet é aprender a avaliar riscos e tomar decisões baseadas em dados. Abra a mão, filho!

Qual é o melhor produto?

Aquele que lhe gerar maior renda em menor tempo. Aprenda a mensurar isso. Quem lhe faz ganhar dinheiro na Internet mais efetivamente? Conforme afirma oproblogger Paulo Faustino no MestreCast Afiliados, Freelas e uma Casa Portuguesa, no Brasil há uma cultura de preferência pelo Google Adsense em detrimento de programas que geram renda mais rapidamente, como seria o caso do programa de afiliados Netfilia. Nada contra o Adsense, pois sou afiliado dele também (leia o artigo Meu Primeiro Pagamento do Google Adsense). Existe uma preferência na blogosfera quanto ao uso Google Adsense, mas nem tanto quanto à Netfilia, e como o brasileiro é imediatista, acaba por priorizar aqueles que já ganham algum dinheiro na Internet. Outro exemplo, toda a vez que vendo um Kit Ganhe Dinheiro Online, do Dani Edson, recebo em uma única venda quase a metade do que ganho com Adsense no mês.

Como a maioria dos blogueiros, sou a favor de se desenvolver múltiplas formas de se ganhar dinheiro na Internet. No entanto, é importante procurar concentrar mais tempo e esforço nos negócios que retornam mais dinheiro em menos tempo.

Quantas opções de produtos existem para se ganhar dinheiro na Internet?

Dezenas de opções. Comece, pelo menos, com um programa de afiliados como o Kit Ganhe Dinheiro Online; o SGDA, do Fernando Augusto; ou o Google Adsense. Há os programas de afiliados de empresas estrangeiras com atuação no mercado brasileiro, como a NetAffiliation ou a Netfilia. Há os programas de afiliados de templates para blogs WordPress. Se você possuir um blog bastante acessado, você pode vender artigos patrocinados, espaço publicitário com banners, divulgação em newsletter, etc. O problogger americano Darren Rowse listou as técnicas que ele utiliza para ganhar dinheiro na Internet com blogs no MoneyMap abaixo. Clique na figura para expandi-la.

Fuja de negócios periféricos (furadas, no popular), como os PTCs (Pago por Cliques) e PTRs (Pago para Ler Emails), que roubam o tempo de sua vida em troca de centavos. É melhor gastar tempo na Internet aprendendo coisas novas do que ficar clicando em links feito um autômato.

 

2º PRINCÍPIO: DIVULGAR SEU PEIXE DE FORMA EFICIENTE

Adquirir um bom produto para ganhar dinheiro na Internet é simples, encontrar compradores em quantidade, nem tanto. É nesse ponto que se separam desistentes e persistentes, pró-ativos e reativos, imediatistas e planejadores.

 

Técnicas de divulgação eficientes e ineficientes

Tudo o que você fizer para propagar seu produto às pessoas é considerado divulgação, porém há técnicas de divulgação eficientes e ineficientes. A Internet é um mundo gigantesco onde você pode oferecer seu produto para milhões de pessoas. No entanto, para sua divulgação ser eficiente, você deverá i) mostrar seu produto às pessoas certas, no lugar certo (é o mau uso das técnicas que as torna ineficientes), ii) expor seu produto ao máximo possível de pessoas, iii) tornar sua oferta o mais atraente possível. É uma questão de experimentar e mensurar. Por exemplo, já provei aqui a ineficiência da divulgação de programas de afiliados em classificados grátis e revelei a verdade sobre os autosurfs. Outro equívoco é achar que construir um blog e inserir banners de seu programa de afiliados na lateral vai lhe fazer ganhar dinheiro na Internet (você ganha alguns cliques). Dani Edson cita no seu notório ebook Marketing Poderoso na Internet várias técnicas de divulgação consideradas ineficientes. Veja na figura abaixo.

Quantas técnicas de divulgação existem na Internet?

O tanto que sua criatividade limitar. Ainda no ebook Marketing Poderoso na Internet (clique para ver o índice), são elencadas nada menos que 22 técnicas diferentes de divulgação que te ajudam a ganhar dinheiro na Internet, entre ineficientes e eficientes. Fernando Augusto não fica atrás no artigo +20 Maneiras de Divulgar Seu Blog ou Site na Internet, e suas técnicas são atualizadas constantemente. Há técnicas de divulgação pagas, como os PPC (Adwords e Facebook Ads) e há muitas técnicas gratuitas. Na categoria Divulgar deste blog Divulgar Dinheiro, você pode acessar algumas técnicas de divulgação que elenco e analiso. No artigo O Maior Segredo para Divulgar seu BlogMarcos Lemos expõe um curioso princípio de publicidade, um preceito de divulgação que se aplica não somente a blogs, mas de forma geral.

Alguns caminhos para divulgação na Internet

O mau uso das técnicas de divulgação

Os internautas brasileiros deixam de ganhar dinheiro na Internet porque muitas vezes têm um péssimo hábito de não ler os termos de serviços dos sites e spamizar tudo quanto é oportunidade de divulgação. Emails, redes sociais, sites de respostas, fóruns, comentários de blogs, tudo se torna alvo de spam. No artigo Como um Afiliado Ganhou Mais de R$ 4.000 com o Yahoo Respostas, Dani Edson mostrou que esse tipo de site é eficiente quanto à divulgação, desde que sejam seguidas as regras do Yahoo Respostas. Todos esses locais são eficientes para divulgação, quando utilizados conforme a bula. Eles encaminham a pessoa ao seu produto indiretamente através da boa imagem que você projeta. O conselho é simples: use email como email, use rede social como rede social, use fórum como fórum… quando você faz spam de sua oportunidade nesses meios, a única coisa que consegue é ser taxado de o “chato do email”, o “chato da rede social”, o “chato do fórum”, o “chato do Twitter”… Para dar uma mãozinha no combate ao spam, resolvi criar um gueto onde os spammers podem viver em paz, o SPAMTA, onde aproveito para divulgar meu método de ganhar dinheiro na Internet: o Divulgar Dinheiro.

Blogs, um método especial de divulgação

Já falei no Divulgar Dinheiro sobre a melhor técnica de divulgação grátis da Internet: divulgar com blogs. Leia o artigo e descubra porque aprender a blogar é um método obrigatório de divulgação para quem deseja ganhar dinheiro na Internet. Não adianta nada você construir um blog amador, inserir um banner na lateral e esperar chover de visitantes. Isso não acontece. Um blog profissional é essencialmente um conjunto de conteúdos de qualidade. Precipuamente isso. Escreva bons conteúdos com frequência e os mecanismos de busca trarão os visitantes. Criar um blog profissional não é nenhum bicho-de-sete-cabeças (mas pode se tornar, se você não escutar os veteranos). Recomendo que você invista R$ 14,99 no ebook do problogger brasileiro Marcos Lemos, que indico no artigo Desenvolvimento Professional de Blogs, e aprenda toda a base e estrutura de um blog. Está sem dinheiro agora? Comece, então, pelo ebook gratuito De Desconhecido a Problogger, de Paulo Faustino, mas não deixe de ler o ebook do Lemos. Como você espera ganhar dinheiro na Internet, se não está disposto a investir tão baixa quantia?

A quantidade de tráfego de um blog está primeiramente relacionada à quantidade e qualidade dos artigos, não ao tempo de existência dele. Isso acontece porque a maioria esmagadora dos visitantes chegam provenientes dos mecanismos de busca (Google, Yahoo, Bing), através dos título e das descrições dos artigos do blog. É onde entra o SEO. Com apenas 70 artigos publicados e um plugin de SEO gratuito, meus leitores ladeiam o patamar de 200 visitas todos os dias. Tive 7.400 visualizações de páginas nos últimos 30 dias e isso vai crescendo à medida que o blog cresce. Fora isso, há varias técnicas para divulgação de um blog.

3º PRINCÍPIO: CRIAR CREDIBILIDADE GRADATIVAMENTE

Ninguém irá comprar coisa alguma de um zé-ninguém pé-de-chumbo (numa acepção comercial). Concordo com o Fernando Augusto, do SGDA, quando ele diz que as pessoas preferem comprar de quem elas gostam, conhecem e confiam.

No quarto vídeo da série de 11 vídeos grátis do Recruta Fácil (aguarde a página carregar), Sílvio Fortunato expõe que há três maneiras de você projetar uma imagem de especialista na Web: i) pelos conhecimentos que você divulga; ii) pelas pessoas com as quais você se relaciona e iii) pelos sistemas que você usa para resolver os seus problemas e os problemas dos outros. Quanto mais especialista você se torna, mais credibilidade você apresenta e maior se torna a possibilidade de você ganhar dinheiro na Internet.

O que você tem feito para melhorar sua credibilidade? Parar de reclamar, cessar os julgamentos e buscar conhecimento é um bom começo. Ser capaz de discernir boas oportunidades e tomar decisões melhores são duas boas metas. Em vez de empurrar produtos goela abaixo nas pessoas, é recomendável tentar aprender um pouco mais do que os outros sabem para poder resolver seus problemas. Sempre há um peixe maior, sempre há um peixe menor.

A credibilidade é uma consequência natural de você estar persistindo, de forma sincera, em aprender a buscar excelência em seu produto para ganhar dinheiro na Internet e na divulgação dele. Não interessa se você está começando do zero. À margem do caminho, sempre vão existir pessoas mergulhadas em seus próprios egos e que irão te julgar sem te conhecer. Não bata de frente com elas; se possível, use de empatia, desvie delas e volte a mirar seus objetivos e sonhos. Não perca tempo.

Anúncios

Sobre Celso Silva

Meu nome é Celso Silva; nasci no Rio de Janeiro, em 24 de fevereiro de 1950. Aos 17 anos ingressei na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, São Paulo, e após 3 anos, fui para a Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, Rio de Janeiro, formando-me em dezembro de 1973. Segui a carreira militar, passando para a reserva como coronel.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s