Botijão de gás – a bola da vez


O número crescente de acidentes com botijões de gás e a explosão ocorrida ontem (13) em um restaurante no Centro do Rio de Janeiro fez com que a ouvidoria do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem/RJ) registrasse um aumento considerável de ligações de pessoas com dúvidas de como realizar a instalação correta. Diante disso, a presidente do órgão, Soraya Santos, aponta algumas dicas de segurança aos consumidores na hora da instalação.

– A primeira coisa a ser verificada é se o botijão de gás e o regulador de pressão estão lacrados e com o selo de identificação de conformidade do Inmetro. Além disso, é importante que o botijão seja colocado em local ventilado e nunca seja tombado quando o gás estiver acabando, pois este ato pode contribuir para um acidente – explicou.

Soraya lembra também que a mangueira do gás deve ser trocada a cada cinco anos, e que o consumidor deve observar com muita atenção a instalação de regulador de pressão, verificando se a válvula não está obstruída por algum objeto. Além disso, nunca utililize ferramentas para apertar a válvula, somente a força das mãos até o limite do aperto.

– É aconselhável ainda que o consumidor use um pouco de espuma de sabão para verificar a existência de algum vazamento. Caso o cheiro de gás continue, feche o regulador de pressão, retire todos de dentro do ambiente, abra as janelas e portas e não ligue interruptor de luz , aparelho eletrônico, fósforo ou isqueiro – orienta.

O consumidor que tiver algum tipo de dívida deve ligar para a ouvidoria do Ipem/RJ pelo 0800 282 3040, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com

Anúncios

Sobre Celso Silva

Meu nome é Celso Silva; nasci no Rio de Janeiro, em 24 de fevereiro de 1950. Aos 17 anos ingressei na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, São Paulo, e após 3 anos, fui para a Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, Rio de Janeiro, formando-me em dezembro de 1973. Segui a carreira militar, passando para a reserva como coronel.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s