Você tem uma boa ideia de negócio e não sabe ao certo o que fazer com ela? Falta de tempo, de dinheiro ou até receio impedem que seu plano saia do papel e se torne uma realidade? Até sexta-feira, 19, é possível se inscrever para a segunda edição do evento ‘Projeto de Garagem’, idealizado e organizado pelas empresas Inesplorato e IdeaFIxa, com o intuito de possibilitar que novas ideias se transformem em ações de sucesso.
Para participar, o potencial empreendedor deve se inscrever pelo site e contar a sua proposta, que será avaliada por uma banca de curadores. Os selecionados, então, serão auxiliados por especialistas a amadurecerem e formatarem seus planos, que poderão ser apresentadas a empresários e executivos no dia do evento. Para os idealizadores do programa, o cenário é perfeito para captar possíveis investidores.

Esta pode ser, de fato, a ocasião ideal para que jovens mostrem o seu potencial e trabalho. Segundo o Sebrae, em 2010, dos 21,1 milhões de empreendedores do país, 68% entraram no mercado por oportunidade e 32% por necessidade. Ou seja, para cada negócio aberto por necessidade, dois são abertos por oportunidade.
E a vontade de empreender do brasileiro é cada vez maior. É isso que indica a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, divulgada pelo Sebrae. De acordo com a pesquisa, em 2010 o Brasil registrou a maior taxa de empreendedorismo entre os países membros do G20, grupo que integra as maiores economias do mundo, e dos países do Bric, formado pelos emergentes Brasil, Rússia, Índia e China.
O estudo mostra, ainda, que a atividade varejista é vista como a melhor opção de investimentos – de cada 100 empreendimentos, 25% escolhem o comércio. Na sequência, estão os ramos de alimentação e hospedagem, atividades imobiliárias e indústria de transformação entre as maiores ocorrências.
Especialistas afirmam: o mercado segue dinâmico e cheio de possibilidades para novos negócios. É hora de aproveitar.
A primeira edição do ‘Projeto de Garagem’, no ano passado, somou 281 inscrições.