Cera quente pode causar flacidez?

Para quem opta por depilar os pelos em clínicas especializadas, o método mais utilizado é o de cera quente – menos dolorido que a depilação com o produto frio. No entanto, uma questão sempre ronda a cabeça de homens e mulheres: será que o calor pode provocar flacidez?

“Se a depilação não for feita de maneira correta, ou seja, esticando bem a pele do local a ser depilado e usando o método certo para cada parte do corpo, ao longo do tempo pode facilitar o aparecimento da flacidez em regiões como buço, sobrancelhas e virilha”, explica Karen Sato, do salão Studio Lorena (SP). Segundo a depiladora, isso se deve ao impacto que a pele sofre com a tração da cera ao ser puxada. “Na região das pálpebras não é recomendado a utilização da depilação com cera de jeito nenhum. No rosto como um todo, o ideal é usar ceras como a rosa que não gruda tanto na pele”.

Quando a depilação é feita com os devidos cuidados, o risco de agressões à pele é muito pequeno. Segundo a dermatologista Renata Domingues (RJ), a cera tradicional pode provocar escoriações na pele, principalmente quando esta se encontra sensibilizada por tratamentos a base de ácidos. “Também podem ocorrer infecções secundárias (foliculites), principalmente se a cera não for de boa procedência. Queimaduras e irritações localizadas são outros transtornos comuns”, afirma. A flacidez é causada pelo enfraquecimento das fibras de colágeno e elastina, por isso a dermatologista acredita que os cuidados vão além da depilação: “Quem quer driblar o problema precisa evitar o sol e as lâmpadas infravermelhas, principalmente nas pálpebras, pois a exposição excessiva à radiação causa prejuízo às fibras colágenas e elásticas da pele”.

Cinco dicas para evitar a flacidez:

1) Mantenha a pele sempre hidratada.

2) Esfolie o corpo ao menos duas vezes por semana para remover as células mortas;

3) Pratique exercícios físicos para manter uma boa elasticidade na pele.

4) Siga uma dieta saudável, com orientação médica e nutricional;

5) Só faça depilação com profissionais de total confiança, para que seja utilizado o método certo para cada região do corpo.

Cinco cuidados básicos para uma depilação segura:

1) Os materiais utilizados devem ser descartáveis – inclusive a cera;

2) Fique atenta à esterilização das pinças, que deve ser feita a cada uso;

3) Não deixe a depiladora desencravar os pelos para evitar inflamações e infecções;

4) Não permita que sejam depiladas áreas com lesões e alergias;

5) Se for usar um produto novo, faça um teste prévio com orientação de um dermatologista.

Anúncios

Sobre Celso Silva

Meu nome é Celso Silva; nasci no Rio de Janeiro, em 24 de fevereiro de 1950. Aos 17 anos ingressei na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, São Paulo, e após 3 anos, fui para a Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, Rio de Janeiro, formando-me em dezembro de 1973. Segui a carreira militar, passando para a reserva como coronel.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s