Como cuidar da pele oleosa

A principal vilã da pele oleosa na alimentação não é a gordura, e sim os carboidratos refinados

pele oleosa

Não exagere no adstringente: o exagero pode levar ao efeito rebote
Foto: Dreamstime

Não há quem não se incomode com o rosto constantemente gorduroso e brilhante. A culpa é da produção exagerada de sebo, que, embora seja uma tendência definida pela genética, pode ser controlada. As dermatologistas Valeria Campos, de Jundiaí (SP), e Renata Domingues, do Rio de Janeiro, esclarecem como

Preciso usar hidratante facial mesmo assim?

Sim, pois a película de gordura que se forma na superfície da pele não garante a hidratação das camadas cutâneas mais profundas. Além disso, como a oleosidade costuma se concentrar na testa, nariz e queixo, é comum ter áreas ressecadas nas bochechas e no pescoço. Para hidratar sem piorar a sensação de rosto engordurado, o melhor é escolher um cosmético em gel, gel-creme ou loção livre de óleo e, de preferência, com ação matificante, que absorve o excesso de brilho e mantém a pele com aspecto sequinho. Fórmulas com alfa-hidroxiácidos (como ácido lático ou glicólico) são uma boa pedida: hidratam, reduzem a produção de sebo e estimulam a renovação das células.

Posso usar demaquilante bifásico no rosto inteiro?

Esse tipo de produto é indicado para facilitar a remoção de cosméticos à prova d´água, principalmente máscara para cílios e delineador. Tudo bem usá-lo na área ao redor dos olhos, naturalmente mais ressecada que a face. No restante do rosto, o melhor é retirar a maquiagem lavando com sabonete específico para pele oleosa.

Make your own banner at MyBannerMaker.com

Quero usar filtro solar, mas a maioria das fórmulas pesa na minha pele. O que eu faço?

Além dos produtos em texturas mais fluidas, existem filtros capazes de bloquear a radiação ao mesmo tempo em que controlam a secreção de sebo e deixam a pele com aspecto opaco. Outra alternativa é aplicar (e reaplicar durante o dia) pó facial com FPS, que protege e matifica a pele.

Passo adstringente várias vezes por dia, para aliviar a sensação de pele pegajosa. Está certo?

Não, pois o exagero (seja no uso de adstringente, seja na limpeza com sabonete) pode levar ao efeito rebote: as glândulas sebáceas passam a produzir mais gordura para repor a barreira de proteção que foi removida. Lavar o rosto duas vezes diariamente – de manhã e à noite – é o suficiente. Se você se sentir incomodada, pode utilizar folhas antibrilho para enxugar a oleosidade ao longo do dia.

Posso lavar com sabonete esfoliante todo dia, para remover os cravinhos que incomodam?

Não. Além de eliminar apenas os cravos superficiais, a agressão do processo pode levar ao efeito rebote. A esfoliação serve para retirar as células mortas e as impurezas da pele, deixando-a mais lisinha – pode ser feita dia sim, dia não, com um esfoliante suave. Quanto aos cravos, o melhor é removê-los com uma limpeza de pele feita no consultório da dermatologista a cada um ou dois meses.

Maquiagem cremosa pode piorar o problema?

Sim, principalmente se o produto – base, blush ou corretivo – for muito espesso ou oleoso. Além de depositar sobre a pele, obstrui os poros e pode provocar acne. O ideal é procurar cosméticos fluidos, oil free, em pó e, de preferência, próprios para pele oleosa.

O que eu como influencia na oleosidade da pele?

Sim. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, a principal vilã da pele oleosa não é a gordura, e sim os carboidratos refinados, como pão, macarrão e biscoitos feitos com farinha branca, além dos doces em geral. Eles elevam rapidamente os níveis de açúcar no sangue e a secreção de insulina, o que estimula as glândulas sebáceas.

Anúncios

Sobre Celso Silva

Meu nome é Celso Silva; nasci no Rio de Janeiro, em 24 de fevereiro de 1950. Aos 17 anos ingressei na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, São Paulo, e após 3 anos, fui para a Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, Rio de Janeiro, formando-me em dezembro de 1973. Segui a carreira militar, passando para a reserva como coronel.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Como cuidar da pele oleosa

  1. Cintia disse:

    Olá,

    Minha pele é oleosa e dependendo do tipo de alimentação, ela fica mais ou menos “brilhante”. Uso o protetor solar da Roc oil control, que é otimo, o sabonete actine e o adstringente anti-cravos da clean and clear. Mas mesmo assim, nos dias em que nao saio de casa e nao uso o protetor meu rosto fica com muita oleosidade o que me faz querer lava-lo. Já sofri o efeito rebote várias vezes, porque acabo passando o adstringente mais de uma vez, mas geralmente so lavo o rosto 3 vez por dia. Gostaria de saber se existe alguma marca especifica de lenços para controle da oliosidade ou algum outro produto que eu possa passar para evitar a sensação de “brilho” no rosto o dia inteiro, mesmo em casa.

    Obrigada,

    Cintia.

    • celsohl disse:

      Olá Cintia! Tudo bem? Eu fiz uma busca no Google com a frase “lenços para controle da oleosidade”, e achei muita coisa sobre o assunto. Espero que te ajude. Um grande abraço e fique com Deus! Celso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s