Você quer acabar com as espinhas?

Na adolescência as alterações hormonais perturbam a aparência da pele. A acne é o pior problema que afeta os jovens.O maior responsável pela acne é a super produção das glândulas sebáceas, localizadas na derme e fixadas no canal do folículo piloso.

Durante a infância as glândulas sebáceas produzem pouco ou nenhum sebo, por isso as crianças têm aquela pele de pêssego, lisinha, homogênea e sem oleosidade ou poros dilatados.

Make your own banner at MyBannerMaker.com

Com a puberdade acontece o começo da produção hormonal: estrógenos nas meninas e andrógenos nos rapazes, o que acarreta a super oleosidade da pele. Muitas bactérias começam a viver e se alimentar neste ambiente, que possui as condições ideais para sua proliferação: umidade, temperatura e comida.

Os diferentes graus da acne: cravos, espinhas e cistos

Os canais de saída da pele são denominados de óstios e podem ficar entupidos pelo excesso de sebo. Este sebo se oxida na extremidade, tornando-se escuro, é o cravo, ou seja, a acne do 1º grau.

Na acne de 2º grau, a ação das bactérias causa inflamação da área afetada, esta inflamação é chamada de espinha, é a mais comum nos adolescentes.

Quando a espinha é mais profunda torna-se um caroço ou cisto, com grande potencial inflamatório, esta é a do 3º grau.

A menos comum, e pior de todas é a acne do 4º grau, onde os nódulos inflamados podem deixar cicatrizes, que são as marcas das lesões.

Locais de proliferação

A acne aparece preferencialmente no rosto, peito e nas costas, regiões de maior aporte das glândulas sebáceas. A hereditariedade é fator decisivo para o aparecimento da acne. Pessoas que têm pai e mãe que tiveram acne, têm maior tendência a sofrer com o problema.

Dieta para a pele com tendência à acne

Tudo que contém vitamina A e carotenóides melhora o funcionamento da pele, o maior órgão do corpo.

O ideal é consumir alimentos que contenham estes ingredientes encontrados em vegetais e frutas como espinafre, agrião, rúcula, almeirão, cenoura, abóbora, manga, mamão, beterraba e batata-doce.

Os chás naturais de folha de abacate e boldo são excelentes descongestionantes hepáticos, auxiliando na eliminação das toxinas do organismo.

Do reino animal vem o leite integral, fígado e ovos.

O que faz mal e deve ser evitado

Embora esteja cientificamente comprovado que alimentos gordurosos não provocam a acne, os doces, que contém açucares de rápida liberação, chocolates, refrigerantes, frituras, queijos gordurosos, carne de porco e amendoim devem ser evitados ou consumidos moderadamente, pois não são alimentos que contribuem para a boa saúde.

Tratamento Cosmético

Os produtos cosméticos podem tratar as acnes do 1º e 2º graus, pois os quadros mais graves, 3º e 4º graus devem ser submetidos aos cuidados médicos.

A etapa mais importante do cuidado cosmético da acne é a limpeza, para remover o excesso de oleosidade, as células hiperqueratinizadas e evitar a proliferação microbiana.

A limpeza deve ser feita duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, lavando a área afetada com sabonete líquido bactericida, que desobstrui os poros e combate as bactérias.

Equilíbrio da oleosidade

Procure estes ingredientes na formulação do seu sabonete líquido:

– Agentes bactericidas, os responsáveis pelo combate aos microorganismos causadores das inflamações;
– Triclosan, derivados da raiz de alcaçuz (Glicirrinato de Amônio; Ácido 18 B-Glicirrético) e Ácido Salicílico.

Proteção da pele

Espremer espinhas deixa marcas. Isto jamais deverá ser feito por uma pessoa inexperiente. Somente um dermatologista ou esteticista especializado sabe se pode pressionar as áreas lesadas.

Anúncios

Sobre Celso Silva

Meu nome é Celso Silva; nasci no Rio de Janeiro, em 24 de fevereiro de 1950. Aos 17 anos ingressei na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, São Paulo, e após 3 anos, fui para a Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, Rio de Janeiro, formando-me em dezembro de 1973. Segui a carreira militar, passando para a reserva como coronel.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s