Você já tomou banho de erva-cidreira?

Make your own banner at MyBannerMaker.com

Banho de erva-cidreira – “Trata-se do cymbopogum citratus, cujo óleo essencial tem ação antisséptica e refrescante, mantendo a pele e o cabelo limpos e livres de micro-organismos indesejáveis, além de ser um calmante e relaxante da tensão diária, sem contraindicações”

A indústria cosmética é fantástica! Diariamente nos brinda com inúmeros lançamentos de produtos incríveis, para limpar, proteger, enfeitar, tratar, restaurar tudo o que diz respeito a pele, cabelos e unhas. 

Mas alguns truques simples de cuidado pessoal, muitas vezes passados de mãe para filha por gerações, continuam sendo armas simples e eficazes para um dia ou outro. Muitos ingredientes caseirtos são aportes naturais de frações ativas, que podem colaborar para a boa qualidade da pele e do cabelo.

O abacate contém fitolipídeos que agem repondo a barreira natural protetora da pele e do cabelo, evitando seu ressecamento, doando maciez e textura agradável. A água de coco possui elevada concentração de potássio e magnésio, além de conter diversos minerais essenciais como zinco, fósforo, enxofre, manganês e silício, que garante as propriedades hidratantes e remineralizadoras. A camomila contém alfabisabolol, azuleno e betafarnesol proporcionando a diminuição da hipersensibilidade na pele, combatendo a inflamação produzida por estímulos químicos, térmicos e actínicos. O chá verde contém antioxidantes que evitam a formação de radiacais livres e o envelhecimento acelerado da pele.

Mas, caríssimos leitores, vocês sabem que sou uma amante dos óleos essenciais, por isso minhas dicas só podem vir das plantas cheirosas.

Para relaxar nesse mundo de estresse crescente

Sempre tenho em casa uma bela “touceira” de capim limão, ou erva-cidreira, como queiram chamar. É só plantar num vaso largo e manter boa recepção de sol e regar, que a planta vai bem.

Quando chego muito cansada bato 4 ou 5 folhas (recém-colhidas e bem lavadas) no liquidificador, com duas xícaras de água. A seguir passo pelo coador e levo para o chuveiro. Após o banho, diluo o suco num balde (balde mesmo!) cheio de água morna e jogo desde a cabeça, é uma delícia! Aguardo alguns instantes para então me enxugar e receber todos os benefícios.

Trata-se do cymbopogum citratus, cujo óleo essencial tem ação antisséptica e refrescante, mantendo a pele e o cabelo limpos e livres de micro-organismos indesejáveis, além de ser um calmante e relaxante da tensão diária, sem contraindicações. Bom banho!

Anúncios

Sobre Celso Silva

Meu nome é Celso Silva; nasci no Rio de Janeiro, em 24 de fevereiro de 1950. Aos 17 anos ingressei na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, São Paulo, e após 3 anos, fui para a Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, Rio de Janeiro, formando-me em dezembro de 1973. Segui a carreira militar, passando para a reserva como coronel.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s