Você sabe procurar emprego?

Candidatar-se a uma vaga não publicada pode ser uma forma muito eficiente de assegurar um novo emprego e pode convencer a sua futura empresa a criar uma posição para o profissional certo – se você fizer tudo corretamente. Se você já identificou a empresa onde quer trabalhar, aqui vão algumas dicas para ter sucesso ao se candidatar a vagas que não foram publicadas.

Veja além das vagas publicadas
Às vezes você deve olhar além dos anúncios de vagas para encontrar o emprego que quer. A grande maioria dos empregos nunca é anunciada e candidatar-se a uma vaga que ainda não foi oferecida permite a você chegar a este mercado de trabalho desconhecido.
Identifique quem tem o poder de contratá-lo e personalize o seu currículo. Talvez você já conheça o nome de quem pode contratá-lo, mas, se não conhece, procure no site da empresa, ou ligue para solicitar essa informação.
Make your own banner at MyBannerMaker.com
Faça a sua lição de casa
A boa notícia é que maioria dos recrutadores avaliam da mesma forma candidaturas para vagas publicadas ou não.
Entretanto, esta abordagem confunde as empresas porque os pedidos de emprego são despersonalizados e não cumprem as exigências que determinada empresa está procurando.
Enfim, conheça tudo o que puder sobre a empresa pela internet, em anúncios antigos de empregos, pelo networking, ou simplesmente telefone de modo informal para a empresa e converse com um membro da equipe.
Então, deixe claro em sua carta de apresentação as razões pelas quais você tem interesse naquela empresa específica. Seja o mais entusiasta possível sobre os seus produtos, serviços e sobre a cultura geral da empresa – as empresas querem contratar pessoas que são apaixonadas pelas suas marcas, assim, você vai estar imediatamente à frente da concorrência.
Venda-se
Sua candidatura pode desenterrar empregos que vão se tornar disponíveis antes mesmo de serem divulgados interna ou externamente. Entretanto, seu currículo deve ser construído de forma objetiva para fazer com que as informações estejam na mente do recrutador quando a posição eventualmente surgir.
Dê às companhias um motivo para notarem você e diga que tipo de posição está buscando e o que você tem a oferecer. Venda suas qualificações, especialidades, conhecimento e experiências e não se limite a um cargo específico. Você está tentando abrir uma porta, e se aceitar um cargo em uma empresa é bem mais fácil posteriormente mudar internamente para a posição que você realmente quer.
Dê segmento
Não espere que uma empresa responda seu pedido. É possível que ela receba diversos currículos todos os dias e pode não ter tempo de responder de maneira individual.
Telefone ou mande um e-mail à empresa depois de uma semana para estabelecer um contato pessoal e para descobrir se existe a chance de você ser chamado caso uma oportunidade apareça. Se não, use isso como uma oportunidade para pedir um feedback que vai ajudá-lo a melhorar suas futuras candidaturas.
Candidatar-se a uma vaga que foi publicada irá posicioná-lo como “valor adicionado” para a empresa, e não como um “pedinte de empregos”. Buscar uma oportunidade de forma ativa vai demonstrar sua iniciativa e motivação para trabalhar para a empresa e se diferenciar de possíveis concorrentes.
Anúncios

Sobre Celso Silva

Meu nome é Celso Silva; nasci no Rio de Janeiro, em 24 de fevereiro de 1950. Aos 17 anos ingressei na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, São Paulo, e após 3 anos, fui para a Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, Rio de Janeiro, formando-me em dezembro de 1973. Segui a carreira militar, passando para a reserva como coronel.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s