Você está preparado(a) para casar? Faça o teste!

Dependência financeira e individualismo podem influenciar nessa decisão

Você está apaixonada (o) e acredita que não vai conseguir viver mais sem aquela pessoa? Provavelmente isso já passou e passa pela sua cabeça em diversas fases da vida. É natural, pois nos sentimos bem quando estamos junto de alguém que gostamos. “Subjetivamente, quando vivemos com alguém durante algum tempo e este relacionamento alcança dimensões de intimidade, começamos a desenvolver a noção do “nós”, de casal”, explica a psicóloga Marilene Krom, da Unesp. “A escolha de uma pessoa ou da situação de casar-se é um dos momentos mais importantes da vida de uma pessoa,  na medida em que ela descobre a importância da afetividade e começa a valorizar o amor”, diz ela.

Mas, como saber se o que sentimos é forte o suficiente para aguentar a união em matrimônio? A decisão do casamento não é e nem deve ser fácil de ser tomada, pois, conforme ensina a psicóloga Marilene, uma união estável implica em gerenciar o “Eu” parar criar outro espaço, que se chama “Nós”.

Make your own banner at MyBannerMaker.com

O insucesso do casamento está relacionado a diversos fatores sociais e econômicos, como a independência financeira, o exemplo familiar, a falta de comunicação, entre outros, que atuam isoladamente ou associados. Muitos casamentos acabam porque, de alguma maneira, começaram de uma forma equivocada.

As pessoas esquecem que após o “sim” no altar, vem uma série de responsabilidades e, por que não dizer, sacrifícios que precisam ser feitos em prol da harmonia entre o casal. “O casamento necessita de uma construção diária mesmo depois dos papéis e acordos terem sido feitos, pois o relacionamento se modifica, as pessoas mudam e é necessário que um e outro procurem sempre a proximidade afetiva, por mais condições adversas que enfrentem”, diz a psicóloga.

Diante disso, será que você tem realmente dimensão do que significa o casamento? Será que você está preparada (o) para encará-lo? Faça o teste abaixo e descubra.

Anúncios

Sobre Celso Silva

Meu nome é Celso Silva; nasci no Rio de Janeiro, em 24 de fevereiro de 1950. Aos 17 anos ingressei na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, São Paulo, e após 3 anos, fui para a Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, Rio de Janeiro, formando-me em dezembro de 1973. Segui a carreira militar, passando para a reserva como coronel.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s