Comer antes de dormir engorda? Conheça 5 mitos sobre o metabolismo!


Escrito por Maíra Bonilha com orientações da nutricionista Thaís Navarro Caldeira – http://bit.ly/g9YHZ4
Seg, 25 de Abril de 2011 12:00
Encare: perder gordura não é algo fácil. É necessário muito esforço e nenhuma mágica. Da boca das pessoas saem algumas dicas que dizem ajudar a acelerar o processo, mas, dentre todas as coisas faladas sobre o metabolismo, metade não passa de mitos que apenas enviam para o caminho errado. Por isso, conheça as inverdades ditas por aí e vá pela trilha certa!

Comer antes de dormir engorda

1. Comer antes de dormir engorda

Não é o que você come antes de dormir que vai fazer você engordar, mas sim o que você comeu ao longo de todo o dia. Não importa quando as calorias foram consumidas, e sim quantas delas você colocou para dentro do seu organismo.

Comer várias vezes ao dia emagrece

2. Comer com mais frequência acelera o metabolismo

Cada vez que você se alimenta, seu metabolismo se acelera. Esse aumento é influenciado pela quantidade de carboidratos egorduras presentes na refeição. Vamos considerar duas dietas, uma com três refeições e outra com seis. Se a composição demacronutrientes totais e a ingestão de calorias permanecerem as mesmas em ambas, a aceleração do metabolismo será igual. A única diferença é que o indivíduo que comer seis refeições terá seis aumentos menores, e o indivíduo que comer três refeições terá três aumentos maiores ao dia.

Dieta sem carboidrato emagrece

3. Dietas sem carboidrato emagrecem mais rápido

Quando você inicia uma dieta com pouca quantidade de carboidratos, como a Dieta de Atkins ou a Dieta Cetogênica, você entra em cetose. Seu corpo muda de combustível: ao invés de carboidratos, utiliza as cetonas. Muitas pessoas acreditam que estar em cetose pode acelerar a perda de gordura. Mas não é o caso. Dietas de baixa quantidade de carboidratos podem controlar a fome, mas não mudam a taxa de metabolismo. Na verdade, se você ficar sem carboidratos por muito tempo, seumetabolismo pode diminuir, já que esses macronutrientes influenciam muito a glândula tireoide.

Comer carboidrato com gordura engorda

4. Comer carboidrato e gordura junto faz você ganhar peso

Essa crença vem do fato de que, se os carboidratos são utilizados para a energia, as gorduras, se consumidas juntas, poderiam ir imediatamente para aqueles pneuzinhos na cintura. A verdade é que o corpo se preocupa com o balanço energético total. Se o carboidrato consumido não atender a necessidade de energia, a gordura também será utilizada para esse fim. A única vez que você realmente deve evitar comer gordura juntamente com carboidrato é imediatamente antes ou depois do treino, já que a gordura abranda a digestão, diminuindo a absorção dos carboidratos pelas células do músculo.

Metabolismo diminui conforme a idade

5. O metabolismo diminui conforme vamos envelhecendo

Conforme vamos envelhecendo, vamos perdendo massa muscular e, por isso, o metabolismo desacelera. Se você continuar com o treinamento, você irá evitar isso e os quilinhos a mais.

Não caia em nenhum desses mitos sobre metabolismo. Eles podem levar você a escolher uma dieta que não é ideal para você e que não oferece nenhum benefício de perda de gordura!

Sobre Celso Silva

Meu nome é Celso Silva; nasci no Rio de Janeiro, em 24 de fevereiro de 1950. Aos 17 anos ingressei na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, São Paulo, e após 3 anos, fui para a Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, Rio de Janeiro, formando-me em dezembro de 1973. Segui a carreira militar, passando para a reserva como coronel.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s