Como fazer amigos

Todos queremos ter amigos, mas muitos não conseguem fazer amizades facilmente porque pensam que não nasceram com esse dom e então não sabem como fazer amigos. Ter uma vida social não é tão complicado como se possa pensar, no entanto requer alguma paciência e alguns truques.

Make your own banner at MyBannerMaker.com

A maioria das pessoas fez amigos sem saber explicar o processo que adotou, mas sim de forma natural ao longo dos meses ou anos de convívio com as pessoas que agora chama de amigos.

Se for uma pessoa mais tímida, aqui ficam algumas ideias base sobre como fazer amigos.

Quase toda a gente sabe como fazer amigos, se tiver mesmo problemas em conseguir criar amizades, veja se está a fazer alguma das seguintes coisas erradas.

Ter personalidade

Quanto melhor forem as suas qualidades sociais, mais fácil será para arranjar amigos, mas todos nós conhecemos pessoas que têm personalidades estranhas ou mesmo irritantes e mesmo essas pessoas têm uma rede de amigos, por isso todos conseguem aprender como fazer amigos.

Aprender como fazer amigos

A maioria das pessoas faz isto instintivamente e nunca se preocupou em aprender, porque na realidade nunca foi um problema. Mas se analisarmos os comportamentos, conseguimos chegar a algumas conclusões sobre a forma correcta de fazer amizades.

Coragem para convidar os outros

É preciso arranjar alguma coragem para fazer convites a pessoas com quem gostaria de fazer amizade. Não é muito complicado e na maioria das vezes a resposta será positiva, porque todas as pessoas gostam de ser convidadas nem que seja apenas para beber café.

Gostar das outras pessoas

Se for do tipo que apenas fala mal de outras pessoas e arranja sempre qualquer coisa negativa sobre toda a gente, conseguirá sempre encontrar desculpas para não fazer amigos, porque toda a gente tem pontos negativos.

Ter uma vida social, mesmo que sozinho

Se tiver apenas um amigo, ou mesmo que seja sozinho, vá a eventos sociais, como concertos, teatro, bares e desportos. Sítios onde existam outras pessoas com quem pode vir a falar e, ainda melhor, sítios que tenham actividades em grupo, como praticar desporto ou frequentar um curso. Estará com pessoas que têm os mesmos gostos que você tem, o que facilita o início de conversas sobre os assuntos que têm em comum.

Se frequentar estes eventos, terá sempre histórias para contar, o que fará de si uma pessoa mais interessante. Além disso, o facto de estar em sítios rodeado por outras pessoas aumenta o seu sentimento de estar a ter uma vida social.

Como melhorar a sua vida social

Pegue nas pessoas que já fazem parte da sua vida, mas ainda não são seus amigos, como por exemplo colegas da escola ou colegas do emprego, que frequentam o mesmo espaço mas com os quais não tem ainda relações de amizade.

Procure passar mais tempo com estas pessoas, para que elas o conheçam melhor e vice-versa. Se apenas está cinco minutos por dia com uma determinada pessoa, não pode esperar grandes amizades em pouco tempo. É fisicamente impossível, por isso tem de arranjar forma de estar mais tempo junto dessa pessoa. Se ela for ao café, vá também. Se frequentar certos sítios, apareça por lá também. Certifique-se que o faz de forma natural e não perseguindo ou fazendo-se convidado sem o ser, porque senão passa a ser daquelas pessoas que ninguém gosta…

Como fazer amigos conhecendo novas pessoas

Outra forma de fazer amigos é conhecer pessoas que são desconhecidos para si e para isso deve usar outra estratégia.

Não ter acesso a potenciais amigos é uma grande barreira para este processo, por isso é necessário ir a sítios e conhecer formas de fazer novos amigos.

Algumas formas de o fazer são:

  • Tornar-se amigo de uma ou duas pessoas que têm redes sociais muito grandes. Aquelas pessoas que conhecem meio mundo.
  • Juntar-se a associações e fazer actividades de grupo que gostasse de fazer, mesmo que não fosse para fazer amigos.
  • Estar em locais com muita gente e começar a conhecer novas pessoas diariamente. Os locais mais frequentes são a escola e o emprego.

Aceitar todos os convites

Se alguém o convidar para o que quer que seja, não recuse porque será uma oportunidade de passar mais tempo com essa pessoa e com outras pessoas que poderão ser seus amigos no futuro. Não desperdice essa oportunidade, a menos que tenha fortes motivos e não queira mesmo participar.

Por vezes até pode ser aborrecido e ser um sacrifício, mas também pode revelar-se uma óptima oportunidade para conhecer algumas pessoas que mais tarde poderão vir a ser seus amigos. Faça o sacrifício de aparecer em todas as situações sociais em que seja convidado.

Como fazer amigos fazendo convites

Convide as pessoas de quem gostaria de ser amigo para fazer qualquer coisa. Telefone ou envie um e-mail a fazer o convite.

Este passo é um dos mais importantes, porque pode estar em muitos sítios (o que é bom), ir a convites de pessoas (também é bom), mas se não fizer nada para transformar essas pessoas em amigos, então será apenas um conhecido da escola ou do emprego, com que fala ocasionalmente.

Quando começar a fazer os primeiros amigos, o processo torna-se mais simples e natural, mas das primeiras vezes terá de fazer um esforço consciente para conseguir fazer algumas acções que o levam a forçar o contacto com novas pessoas e a dar o passo seguinte nesse relacionamento.

Os frutos de ter bons amigos e uma rede de contactos social alargada compensam alguns sacrifícios que terá de fazer neste percurso de aprender como fazer amigos.

Anúncios

Sobre Celso Silva

Meu nome é Celso Silva; nasci no Rio de Janeiro, em 24 de fevereiro de 1950. Aos 17 anos ingressei na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, São Paulo, e após 3 anos, fui para a Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, Rio de Janeiro, formando-me em dezembro de 1973. Segui a carreira militar, passando para a reserva como coronel.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s