Tirar as cutículas prejudica a saúde?

Para que serve a cutícula?

A cutícula é uma membrana localizada ao redor da unha que tem como principal função a proteção do aparelho ungueal.

Tirar as cutículas completamente faz mal à saúde? Por quê?

Sim, o procedimento de retirada da cutícula faz com que a unha fique exposta a todos os agentes externos, como, por exemplo, água, agentes químicos e ainda bactérias.

Que doenças podem surgir devido à retirada de cutículas?

Existem várias alterações que podem ser geradas a partir desse ato de retirar as cutículas. São elas:

- Onicomicose - é uma infecção causada por fungos que acomete as unhas, tanto do pé quanto das mãos. O ato de retirar as cutículas expõe a lâmina ungueal a diversos agentes. O mais preocupante é que essa infecção da unha pode ser uma porta de entrada para outras infecções mais graves, como erisipela.

- Paroníquia - é uma inflamação que atinge a pele ao redor da lâmina ungueal e é mais comum em mulheres que têm o hábito de retirar as cutículas ou “cutucar” com alicate ou outro objeto essa área, desencadeando esse processo inflamatório de difícil abordagem. Às vezes apenas tratamento com creme tópico não resolve o problema, necessitando assim de uma conduta cirúrgica.

- Distrofias ungueais - são alterações que causam deformidades na lâmina ungueal, desencadeadas por esse trauma direto nas cutículas.

O ideal é deixar as cutículas intactas ou empurrá-las?

Visando uma saúde adequada das unhas, o melhor seria manter as cutículas intactas, porém esse ato de “fazer as unhas” é cultural, visto apenas no Brasil. É claro que, quando as cutículas são retiradas, esteticamente fica muito mais bonito. Porém, existem vários produtos ou até aparelhos que afastam as cutículas e que dão o mesmo efeito, mas mantendo a saúde ungueal.

Qual o procedimento que deve ser feito para empurrar as cutículas e remover o excesso? Que produtos e instrumentos utilizar?

Esse procedimento pode ser feito com uma espátula ou através de produtos usados exclusivamente para deixar essa membrana mais maleável e causar uma melhor impressão.

Há alguma forma de amaciar e afinar as cutículas, através de cremes? Que cremes podem ser usados?

Cremes hidratantes com ativos como óleos essenciais podem causar esse efeito de pele hidratada e assim facilitar o ato de afastar as cutículas.

Mulheres que fazem trabalhos manuais, como cozinheiras, devem tomar mais cuidado com a retirada de cutículas?

Sim, todas as pessoas que fazem trabalhos manuais devem sempre se proteger através de luvas específicas como vinil, silicone, nitrila ou, se o custo for muito elevado para o uso diário, podem ser feitos com uma luva de algodão em contato direto com a mão e sobre ela uma luva de borracha, que se encontra em qualquer mercado. Tudo isso para evitar o contato direto das mãos e das cutículas com produtos químicos que podem desencadear eczemas de difícil tratamento e manejo. Isso deve ser feito até na lavagem de uma peça de roupa ou até de um copo de água.

Dra. Carla Bortoloto é dermatologista clínica e cirúrgica do IPTCP e professora da pós-graduação do curso de Dermatologia da Fundação Pele Saudável de SP.

About these ads

Sobre Celso Silva

Meu nome é Celso Silva; nasci no Rio de Janeiro, em 24 de fevereiro de 1950. Aos 17 anos ingressei na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, São Paulo, e após 3 anos, fui para a Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, Rio de Janeiro, formando-me em dezembro de 1973. Segui a carreira militar, passando para a reserva como coronel.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s